quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Visita à Escola Municipal Policena Alves Amorim

Poetas da Hora

Aluna lê seu poema para a turma

Professora July acompanha trabalho dos alunos

No dia 28 de outubro de 2009 estive na Escola Municipal Policena Alves Amorim.
A professora July me aguardava em frente ao portão. Enquanto esperava o momento de começar a aula ficamos na sala da pedagoga Tanimeri conversando sobre o Programa Gestar II e o Projeto Poetas da Hora que a cursista vem desenvolvendo.
Os alunos estavam ansiosos por minha visita e eu também.Para começar a professora falou de sua satisfação ao desenvolver o projeto, ela tem se surpreendido com a produção dos alunos já na primeira atividade.
A primeira atividade desenvolvida foi o preenchimento de lacunas do poema As borboletas de Vinícius de Morais. Em seguida os alunos produziram o seu poema.
Todos os alunos produziram apesar de alguns pedirem auxílio aos colegas.
A melhor parte foi ouvir a leitura de cada poema que era acompanhado por uma pequena biografia do autor. Havia brilho nos olhos. A turma, professora, pedagoga,secretária Selma e eu ouvíamos atentos.
Para finalizar parabenizei a turma e a professora e conversamos um pouco sobre o Programa.

"Eu gosto muito do Gestar pois incentiva a ler, a aprender mais, além de ensinar a escrever." Wagner Simão
"Eu amo o Gestar." Marcos
"Desenvolvemos muitas atividades legais e aprendemos muitas coisas." Alexandre

Alguns alunos me entregaram cópia do poema que produziram. Sugeri a cursista que faça na escola o Cantinho da Poesia para expor cada semana um Poeta da Hora. Abaixo o poema do aluno Felipe.

Borboletas

Borboletas verdes e pretas
mas a que me faz lembrar você
são as violetas.

Borboletas divertidas,
fazem gracinha
montam no céu
um lindo chapéu.

Borboletas amarelas
todas muito belas
lindas e alegres
voam iluminando
meu coração.
O programa Gestar tem proporcionado novas descobertas.
Professora July e alunos,
Desejo que sejam sempre Poetas da Hora. Sucesso na caminhada!
Formadora Alzeni Pinheiro de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário