INTERCÂMBIO: Três Marias - MG e Felixlândia – MG
O gênero canção é uma combinação de dois tipos de linguagem: a verbal e a musical. Pode ser considerado um tipo de fala em que a entonação está preestabelecida, ou seja, não depende apenas de quem fala, mas da melodia. É também texto, uma vez que letra e melodia são registradas e que podem ser distribuídas em folhetos que acompanham CDs ou outras publicações.
Produção de uma canção
Você vai elaborar uma canção.
O tema da canção deve ser a história da obra “Meu pé de laranja lima” de José Mauro Vasconcelos.
Siga as instruções
a) Forme grupo de acordo com a cor do cartão de boas-vindas que recebeu hoje.
b) Converse com seus colegas sobre o tema proposto.
c) Crie uma melodia ou aproveitem uma da qual o grupo goste para fazer a letra de uma nova canção.
d) Os versos podem ter rimas.
e) Crie os versos, pouco a pouco, observando o ritmo da melodia.
f) Elabore o conteúdo com criatividade e releia cada estrofe, antes de prosseguir.
g) Releia o texto e refaça o que for necessário.
h) Escolha um título para o texto.
i) Ensaie a música várias vezes.Apresente a música para os outros grupos e torça: um grupo será premiado.
O gênero canção é uma combinação de dois tipos de linguagem: a verbal e a musical. Pode ser considerado um tipo de fala em que a entonação está preestabelecida, ou seja, não depende apenas de quem fala, mas da melodia. É também texto, uma vez que letra e melodia são registradas e que podem ser distribuídas em folhetos que acompanham CDs ou outras publicações.
Produção de uma canção
Você vai elaborar uma canção.
O tema da canção deve ser a história da obra “Meu pé de laranja lima” de José Mauro Vasconcelos.
Siga as instruções
a) Forme grupo de acordo com a cor do cartão de boas-vindas que recebeu hoje.
b) Converse com seus colegas sobre o tema proposto.
c) Crie uma melodia ou aproveitem uma da qual o grupo goste para fazer a letra de uma nova canção.
d) Os versos podem ter rimas.
e) Crie os versos, pouco a pouco, observando o ritmo da melodia.
f) Elabore o conteúdo com criatividade e releia cada estrofe, antes de prosseguir.
g) Releia o texto e refaça o que for necessário.
h) Escolha um título para o texto.
i) Ensaie a música várias vezes.Apresente a música para os outros grupos e torça: um grupo será premiado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário