terça-feira, 3 de novembro de 2009

Oficina 3 - TP2

“Um hoje vale por dois amanhãs.” (Benjamim Franklin)

A oficina 3 da TP2 aconteceu no dia 07 de outubro de 2009. Para iniciar fizemos como de costume oração e em seguida a leitura do poema “Professor” de Carlos Drummond de Andrade que sempre provoca alguns risos ao ser lido.
O texto de referência “Questões ligadas ao ensino da gramática” de Maria Helena de Moura Neves deixa claro que a boa constituição dos textos passa pela gramática. Os cursistas comentaram que trabalhar com a gramática contextualizada é um desafio. Concluíram que o ensino da gramática deve ser natural para que o aluno possa incorporar isso no dia a dia e, portanto o professor deve criar oportunidades para os alunos ampliarem cada vez mais seus usos de língua.
Das atividades da Sessão Avançando na Prática duas foram desenvolvidas.
A sugestão da página 30 que traz depoimento do autor Ivan Ângelo sobre seu professor inesquecível foi trabalhada por uma cursista que após leitura e debate em turmas do 8º ano pediu aos alunos que escrevessem também sobre o tema. Ela apreciou os textos, devolveu para reescrita e alguns serão publicados no Jornal da escola.
A maioria desenvolveu a sugestão da página 56 que propunha a produção de texto a partir de uma imagem porque consideraram mais apropriada para suas turmas de 6º e 7º anos. Uma cursista levou a imagem da Praça 7 de setembro em Belo Horizonte em 1949 e outra em 2007. Ela procurou fotos de locais da cidade antigamente e atualmente mas não encontrou do mesmo espaço. A comparação das imagens foi muito produtiva e o resultado do debate foi comprovado nos textos produzidos. Houve leitura do professor e dos alunos. O professor Gleyson sugeriu também usar nesta atividade imagens do Japão antes e depois da bomba de Hiroshima. A aula 5 Observando uma imagem foi desenvolvida pela professora Cida.
Após os relatos de experiências os cursistas planejaram atividades de interpretação e de produção de texto e em seguida atividades de análise lingüística. Muitas foram as atividades sugeridas para trabalhar na sala de aula os textos: Maria e Pedro na cova do vento, de Maria Clara Machado e o poema Quatro de Leo Cunha.
Os cursistas fizeram a leitura dramatizada do texto de Maria Clara Machado e em seguida avaliação do dia.
“No Gestar não há medo de exposição.” Professora Arlete.
“A troca de experiências no Gestar é excelente.” Professora Dulce.
“Foi complicado no início. Cada um tinha uma opinião no 1º momento. O ser humano é muito inteligente.” Professora Laura.
“Um professor quer ajudar o outro.’ Professor Gleyson.
Apesar das diversas atividades que desenvolvem os cursistas são dedicados e temos aprendido muito.

Formadora Alzeni Pinheiro de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário