Os alunos felixlandenses logo estarão em Três Marias. A formadora Bernadete de Felixlândia já fez a programação do próximo encontro.
Meus alunos trimarienses já pesquisaram sobre Chico Buarque, leram o livro Chapeuzinho Amarelo e já escreveram uma nova história. Falta apenas a revisão para edição e ilustração.
Vão ficar lindos!
1 - Dinâmica de Apresentação
Cada aluno deverá escrever seu nome em um papel, apresentando-o para os demais e contando a origem ou história do seu nome; poderá falar rapidamente de suas preferências e valores.
2 - Oficina “Chapeuzinhos Coloridos”
Objetivo Geral:Sistematizar as informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua (incluindo a intertextualidade).
Objetivos Específicos:
1. Promover a integração entre os alunos de Felixlândia e Três Marias.
2. Convidar os alunos a rever o mundo a partir de uma nova ótica, lembrando que temos visões diferentes em decorrência de nossas histórias;
3. Trabalhar aspectos da oralidade, do discurso direto e do gênero teatral;
4. Produzir novos livros (paródias) a partir da leitura de Chapeuzinho Amarelo – de Chico Buarque;
5. Trabalhar a diversidade, superando preconceito de gênero, de etnia, de classes sociais, de cultura e, principalmente, preconceitos linguísticos;
Desenvolvimento:
Primeira parte:
•Leitura do livro Chapeuzinho Amarelo – de Chico Buarque;
•Biografia do Autor;
•Comparação do livro com a história infantil Chapeuzinho Vermelho;
•Divisão dos alunos em sete grupos (4 alunos cada) para a produção de um novo livro;
•Cada grupo criará uma Chapeuzinho de cor diferente, associando essa cor às características da personagem. Não será permitido Chapeuzinhos Vermelho, Amarelo, e nem a mesma cor para dois grupos;
•Após definida a cor da personagem, cada grupo deverá confeccionar um chapeuzinho de TNT (ver modelo anexo) para caracterizar a mesma;
•O livro deverá ter o tamanho padrão de meia folha A4, ser manuscrito a tinta, letra caixa alta, ilustrações criativas (desenhos, colagens, pinturas, etc), não ultrapassando 20 folhas, incluindo a capa.
OBS: A primeira parte será realizada na escola de origem dos alunos, sob a coordenação da professora de Língua Portuguesa.
Segunda Parte:
•Em Três Marias, os componentes de 2 grupos (um de cada cidade), com Chapeuzinhos de cores distintas se unirão para criarem um diálogo entre as duas personagens.
•Apresentação dramatizada dos diálogos.Todos os livros serão expostos nas duas escolas em datas diferentes.
Paródia( baseada na música “Tocando em frente”- de Almir Sater )
Experimentando novos saberes e novos sabores no GESTAR II
Somos Chapeuzinhos e já tivemos medo
Levamos esses sorrisos
Porque nosso intercâmbio é demais!...
Somos coloridos e mais felizes quem sabe
E temos certeza de que a felicidade
Nos faz muito bem...Nos faz ser alguém...
Experimentar novos saberes e novos sabores
Fazer amizades, conquistar amores...
Não é a cor que nos faz melhores
Não é o gênero que nos faz unidos
Somos chapeuzinhos, somos coloridos...
Pensamos que viver feliz seja simplesmente
Acolher a todos e seguir contentes...
Como eternos aprendizes
Buscando a verdade
Vamos seguindo em frente rumo a felicidade...
CHAPEUZINHO EU SOU
NÃO IMPORTA A COR!...
Refrão
Todo e toda Chapeuzinho ama
Todo e toda Chapeuzinho chora
Um dia ele ou ela tem medo
Outro, ele ou ela namora...
Cada um de nós traça sua trajetória
Cada ser em si carrega o tom
De sua cor
E seu matiz...
Refrão
(Paródia elaborada pelos felixlandenses)
Formadora e cursista Alzeni Pinheiro de Sousa
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi, Alzeni,
ResponderExcluirNossos alunos também já estão finalizando o livro.Foi um trabalho muito gostoso!
Estamos ensaiando a paródia para cantarmos juntos no final de nossa visita, onde todos deverão usar seus chapeuzinhos...
Vai ficar lindo demais!!!
Ah!Nossa oficina de avaliação foi mesmo um sucesso!
Obrigada pelo incentivo. Abraços,
Bernadete.