domingo, 8 de novembro de 2009

Intercâmbio é sucesso!

Formadoras Bernadete (Felixlândia), Alzeni (Três Marias) e cursista Luciméia (Felixlândia)

Oficina de Produção

Preparação para exibição do clássico "Meu pé de laranja lima."

Alunos se divertem com a dinâmica "Quem sou eu'.

Aluna Camila dá as boas-vindas.


No dia 29 de outubro depois de trocarem correspondências alunos do 7º 06 (Três Marias) e 7º 725 (Felixlândia) se conheceram. A professora Luciméia e eu também não nos conhecíamos. Tudo aconteceu graças a aceitação da formadora Bernadete do município de Felixlândia.
Os alunos trimarienses chegaram à Escola Estadual Pe. José Gonçalves de Souza por volta das 12:45h. Acolhidos pela formadora Bernadete foram para sala de aula. Lá aguardavam ansiosos alunos felixlandenses e professora.
Após as boas-vindas foi realizada a dinâmica “Quem sou eu?”. O objetivo era tornar o grupo conhecido rapidamente. Cada um recebeu uma folha com o título da dinâmica e escreveu cinco itens em relação a si mesmo, que facilitassem o conhecimento. A folha foi fixada na blusa dos participantes. Os componentes do grupo circularam livremente e em silêncio leram a respeito do outro e deixaram que os outros lessem o que escreveu a respeito de si.
Juntos assistimos ao filme Meu Pé de Laranja Lima. A pipoca feita pelas funcionárias da escola estava deliciosa! Houve uma pequena pausa para o recreio, o que contribui para o entrosamento. Assim que encerrou o filme os alunos foram divididos de forma que houvesse alunos das duas escolas para desenvolverem a Oficina de Produção. De acordo com a história da obra de José Mauro Vasconcelos o grupo deveria elaborar uma paródia. Alguns tiveram dificuldade e o tempo proposto não foi suficiente. Após mais uma breve pausa para saborearmos um delicioso lanche os grupos se apresentaram. O grande grupo ficou em dúvida quem seria o grande vencedor e as professoras tiveram que se reunir para analisar a letra da canção produzida. O grupo vencedor baseou-se na música “Não desligue o celular” da Banda Djavu e receberam medalhas juntamente com as professoras.
Aproveitamos para divulgar cordéis que foram frutos do Projeto Na Trilha da Escrita.
Além dos meus 26 alunos da Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves foram à Felixlândia a pedagoga Elza Marques, a professora de Filosofia Maria Estela e auxiliar de serviços Luzia.
O tempo foi pouco. A autoavaliação foi feita na volta para casa.
Alunos e eu aguardamos ansiosos a visita dos alunos felixlandenses. A obra a ser lida para o próximo encontro é Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque.
“Eu gostei muito da viagem, pois fiz novos amigos. Gostei também das atividades individual e em grupo.” - Polliana
“Foi ótimo e valeu a pena, fiz algumas amizades. No geral o intercâmbio teve bom, sempre tem uma coisa que tem que melhorar, mas foi muito bom.” Luiz Felipe.

Paródia vencedora

Sinto falta de amor

Refrão: Menino Jesus, por favor,
Não me deixe sofrer tanto assim
Já cansei de apanhar, me ajude meu Senhor.

A vida inteira, sempre quis saber
As palavras difíceis
Que o meu tio me ensinava
Se eu errei
Foi porque ninguém me amou.

Tô carente
Me ajude Minguinho

Se eu errei
Foi porque ninguém me amou
Tô carente
Me ajude Minguinho.

Vê se me ajuda amigo Portuga
Entra na minha vida pra ajudar
Preciso de você.

Refrão (2x) pra me amar....

Este intercâmbio realizei como cursista e agradeço as professoras Luciméia e Bernadete pelo carinho.

Alzeni Pinheiro de Sousa

3 comentários:

  1. Oi, Alzeni!
    Parabéns, pela iniciativa do intercâmbio!
    Obrigada a todos que vieram até nossa escola: você,seus alunos e as demais educadoras:Elza, Maria Estela e Luzia.
    Desculpe -nos os imprevistos.
    O que suaviza as pedras do caminho é a nossa capacidade de pisá- las com amor!...
    Beios!

    ResponderExcluir
  2. Eu quem agradeço. Foi um prazer conhecer o local em que trabalha, os alunos e a professora Luciméia. Aguardamos ansiosos a visita de vocês.

    Um abração a todos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns colega!
    Seu blog é show!!!
    Beijos, Adriana.

    ResponderExcluir