“Felicidade é a certeza de que nossa vida não está se passando inultimente.”
Érico Veríssimo
Segundo o cronograma a Oficina 4 seria realizada no dia 28 de outubro, mas devido ao bom tempo “É preciso chuva para florir” a maioria dos cursistas faltou. Resolvemos então comentar sobre os projetos em desenvolvimento e realizar a oficina na próxima semana.
No dia 4 de novembro realizamos a oficina que tinha como objetivos rever e sistematizar as informações essenciais em torno da arte e da linguagem figurada e desenvolver a leitura e a produção de texto dos cursistas.
Após oração e leitura do texto para reflexão “A floresta ameaçada” fizemos o debate do texto de referência. Os cursistas perceberam a importância do conhecimento prévio.
Das propostas apresentadas no Avançando na Prática uma foi desenvolvida.
A maioria desenvolveu a sugestão da página 118 (o poema Serão de Junho) para trabalhar leitura, ilustração e escrita.
Uma cursista digitou o poema de Augusto Meyer para desenvolver a proposta, mas disse que atividade não saiu como gostaria. Os alunos do 6º ano não entenderam muito bem o poema, houve dificuldade em reconhecer palavras. Outra cursista também desenvolveu no 6º ano, disse que os alunos gostaram e o objetivo foi alcançado. Esta mesma atividade foi desenvolvida em turma do 7º ano. A cursista conclui que a atividade foi de difícil compreensão.
Mais uma vez disse aos cursistas para escolherem para desenvolverem atividades que tenham segurança e ficarem atentos porque algumas podem ser feitas em qualquer turma, mas outras não. A maturidade da turma também conta.
As atividades a partir da leitura da charge de Quino foram excelentes. Houve a produção de cartão e bilhete seguida da apresentação. O cartão segundo o grupo precisava de uma mudança e esta foi feita.
Levei para a turma duas recentes charges do mesmo autor e comuniquei que há a sua biografia no AA6 página 20.
Considerada uma oficina muito divertida partimos para a TP6.
Os cursistas circularam pela sala e escolheram um dos livros em exposição. Eles foram convidados a instigarem a leitura da obra. A cabana (William P. Young), O vendedor (Augusto Cury), Um assassinato, um mistério e um casamento (Mark Twaian), Aventura (Jack London), Um tiro na madrugada (Gleidiane Miranda) e Pedagogia do Amor (Gabriel Chalita) foram os escolhidos.
Para iniciarmos a TP6 fizemos a leitura do texto “Argumentação” e em seguida os estudos das propostas Avançando na Prática.
Para finalizar as atividades do dia entreguei aos cursistas algumas recomendações com relação ao portfólio e apresentação do projeto.
Cada cursista avaliou oralmente mais um encontro e foi considerado também muito produtivo.
Formadora Alzeni Pinheiro de Sousa
Érico Veríssimo
Segundo o cronograma a Oficina 4 seria realizada no dia 28 de outubro, mas devido ao bom tempo “É preciso chuva para florir” a maioria dos cursistas faltou. Resolvemos então comentar sobre os projetos em desenvolvimento e realizar a oficina na próxima semana.
No dia 4 de novembro realizamos a oficina que tinha como objetivos rever e sistematizar as informações essenciais em torno da arte e da linguagem figurada e desenvolver a leitura e a produção de texto dos cursistas.
Após oração e leitura do texto para reflexão “A floresta ameaçada” fizemos o debate do texto de referência. Os cursistas perceberam a importância do conhecimento prévio.
Das propostas apresentadas no Avançando na Prática uma foi desenvolvida.
A maioria desenvolveu a sugestão da página 118 (o poema Serão de Junho) para trabalhar leitura, ilustração e escrita.
Uma cursista digitou o poema de Augusto Meyer para desenvolver a proposta, mas disse que atividade não saiu como gostaria. Os alunos do 6º ano não entenderam muito bem o poema, houve dificuldade em reconhecer palavras. Outra cursista também desenvolveu no 6º ano, disse que os alunos gostaram e o objetivo foi alcançado. Esta mesma atividade foi desenvolvida em turma do 7º ano. A cursista conclui que a atividade foi de difícil compreensão.
Mais uma vez disse aos cursistas para escolherem para desenvolverem atividades que tenham segurança e ficarem atentos porque algumas podem ser feitas em qualquer turma, mas outras não. A maturidade da turma também conta.
As atividades a partir da leitura da charge de Quino foram excelentes. Houve a produção de cartão e bilhete seguida da apresentação. O cartão segundo o grupo precisava de uma mudança e esta foi feita.
Levei para a turma duas recentes charges do mesmo autor e comuniquei que há a sua biografia no AA6 página 20.
Considerada uma oficina muito divertida partimos para a TP6.
Os cursistas circularam pela sala e escolheram um dos livros em exposição. Eles foram convidados a instigarem a leitura da obra. A cabana (William P. Young), O vendedor (Augusto Cury), Um assassinato, um mistério e um casamento (Mark Twaian), Aventura (Jack London), Um tiro na madrugada (Gleidiane Miranda) e Pedagogia do Amor (Gabriel Chalita) foram os escolhidos.
Para iniciarmos a TP6 fizemos a leitura do texto “Argumentação” e em seguida os estudos das propostas Avançando na Prática.
Para finalizar as atividades do dia entreguei aos cursistas algumas recomendações com relação ao portfólio e apresentação do projeto.
Cada cursista avaliou oralmente mais um encontro e foi considerado também muito produtivo.
Formadora Alzeni Pinheiro de Sousa
Puxa!!!! que bacana ver meus livro,um tiro na madrugada,ser escolhido por profissionais da educaçaõ...muita emoçaõ!!
ResponderExcluirEspero que tenham gostado.
Abraços!!