segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Atividade de apoio à aprendizagem



Professora formadora e cursista Alzeni Pinheiro de Sousa

Desde o início do Gestar sempre desenvolvo algumas aulas das Atividades de apoio à aprendizagem. Semana passada foi a vez da Aula 5 AA5 Construindo histórias.
Os alunos do 7° ano 06 e do 8º 14 fizeram a leitura do texto Pedro Paulo Pereira Pinto de autor desconhecido e completaram as lacunas. Gostaram muito do texto e em trio ou individualmente porque assim desejaram produziram alguns textos. O uso do dicionário ajudou na conclusão dos trabalhos. Acharam o desafio complicado, mas fiquei surpresa mais uma vez com a criatividade de meus alunos. Leia dois dos textos produzidos.

Bruno Barcelona Brio

Bruno Barcelona Brio brincava de bola, beliscava Bernadete, brigava com Bruna, batia em Bianca, balançava Breno e banhava na banheira brilhante.
Bruno branco, bonito, brigão, bruto, brincalhão, bagunceiro, bocejava brandamente.
Bruno beijou Bárbara num bizarro beijo bege. As bocas banguelas de Bruno e Bárbara brigavam blá,blá,blá.
Brigaram por Bruno beliscar Bernadete, brigar com Bruna, bater em Bianca, balançar Breno.
Bruno bamboleou com Bárbara baseando no bamboleado de Bianca.
Bem sucedido Bruno deu um bicho a Bárbara, um beija-flor. Bárbara e Bruno num balanço se beijaram. Bruno brincava, beijava, batia, beliscava, brigava, mas Bárbara o amava.

Rafaela Dias – aluna do 7º ano 06


Vitor Valadares Vieira

Vitor Valadares Vieira vivia em Vitória. Veterinário vacinava vacas. Vergonhoso vagava vigiando vaga lume. Vovô Virgilio valentão, valioso.
Vitória via a valorização de Vitor.
Vitor vendia verdura, via a vila Vitoriense. Virou vegetariano, vegetou com Valeriana. Viram velórios verdadeiros. Velhotes, vibraram vendo Vasco vencendo.
Vitor verboso, verdadeiro, verdureiro, vesano vibrava viver na vilela.
Vitor variava ao ver vatapá, vaca atolada. Vitor viajou, visitou vovô, a vizinhança e voltou.

Lorena Vieira e Jefferson Junior – alunos do 7º ano

Parabéns alunos por tanta dedicação!






5 comentários:

  1. Que atividade maravilhosa, Alzeni!
    Fiquei bastante curiosa: o que os alunos aprenderam com tudo isso? Como superaram seus desafios? Como foi o fechamento dessa atividade? Houve exposição dos textos? Essa sugestão partiu de você como formadora para todos os seus cursistas?

    Parabéns a você e a seus alunos!!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Alzeni
    Valeu pela ativida Pedro Paulo Pereira Pinto, agora sei como fazer textos melhores, usando uma letra para fazer o texto. Mais eu também achei muito dificil pois tinhamos o desafio de colocar as palavras certas, e todas começando com a mesma letra.

    OBRIGADO POR TER POSTO MEU TEXTO TAMBÉM

    BRIGADO

    BRAZZ

    ResponderExcluir
  3. Jefferson que bom que gostou da atividade.Como fazemos sempre alguns textos desenvolvidos em sala vão para os murais da escola outros para o Informativo Geralda Márcia em Ação ou para o Programa RádioxEscola. Muita coisa boa vem por aí! Nosso projeto de Cordel será um sucesso.
    Um grande abraço. Até amanhã!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você vai ter cordel de todo geito vai ficar muito bonito. Eu to esperando a atividade do livro que compramos vai ser otimo!

    bjoO

    até mais

    ResponderExcluir