Área – Língua Portuguesa
Formadora – Alzeni Pinheiro de Sousa
Planejamento das atividades
Período – setembro a dezembro – 2009
02/09 - 4 horas
Estudo Coletivo TP1
- Mensagem inicial
- Reflexão “Educar é um exercício de imortalidade.” (Rubem Alves)
- Autoavaliação da primeira etapa
- Leitura: Entrevista “Erro sobre erro” de Marcos Bagno
- Dinâmica para o exercício da criatividade
- Leitura dramatizada dos textos:
· Retrato de velho (Carlos Drummond de Andrade)
· Ciúme (Lygia Bojunga)
· Conta de novo a história da noite em que eu nasci (Jamie-Lee Curtis)
- Estudo das unidades 1 – Variantes lingüísticas: dialetos e registros
- Estudo da unidade 2 – Variantes lingüísticas: desfazendo equívocos
- Avaliação do dia
03/09 4 horas
Elaboração de projeto
09 / 09 - 4 horas
Oficina 1 TP1
- Mensagem inicial
- Leitura e comentários do texto de referência sobre variação lingüística
- Texto: Uma classe e muitos falares (José Mariano)
- Relato de experiência Avançando na Prática
- Atividades em trio em torno da crônica “A outra senhora” de Carlos Drummond de Andrade
- Plenária
- Avaliação da oficina
- Discussão para próxima unidade.
- Consolidação da Avaliação de entrada.
Apresentações dos anexos 1 e 2 de cada cursista contendo resultados das turmas
Avaliação do desempenho de cada turma pelos cursistas
Análise crítica e reflexiva
- Avaliação do dia
10/09 - 4 horas
Montagem do projeto
16/09 - 4 horas
Estudo coletivo TP1
- Mensagem inicial
- Leitura: NORMA-PADRÃO o abismo entre a língua dos falantes e a dos compêndios gramaticais (Tatiana Napoli)
- Estudo da unidade 3: O texto como centro das experiências no ensino da língua
- Estudo da unidade 4: A intertextualidade
17/09 - 4 horas
Revisão do Projeto
23/09 - 4horas
Oficina 2
- Mensagem inicial
- Leitura e comentários do texto de referência “História de um conceito”
- Relato de experiência Avançando na Prática
- Plano de uma atividade de leitura do texto “A língua”
- Avaliação da oficina
24/09 - 4 horas
Oficina Livre
- Exibição do Filme: Narradores de Javé
- Reflexão acerca do poder da língua
- Como trabalhar o cinema na sala de aula
- A imagem do filme
30/ 09 - 4 horas
Estudo coletivo
- Mensagem inicial
- Estudo da unidade 5: Gramática: seus vários sentidos
- Estudo da unidade 6: A frase e sua organização
07/10 - 4 horas
Oficina 3
- Mensagem in icial
- Comentários e discussões em torno das últimas unidades
- Relato de experiência Avançando na Prática
- Atividade de leitura e produção de textos em dupla sobre um dos textos: Maria e Pedro na cova do vento(Maria Clara Machado) e Quatro (Léo Cunha)
- Avaliação da oficina
- Reflexão: Quantos são os sentidos da palavra gênero?
14/ 10 - 4 horas
Oficina Livre
- Mensagem inicial
- As histórias em quadrinhos
- Discussão das principais características da histórias em quadrinhos
- Os diferentes tipos de balões e seus significados
- Identificação dos recursos não-verbais
- Texto: Histórias em quadrinhos e os parâmetros Curriculares Nacionais
21/10 - 4 horas
Estudo coletivo TP2
- Mensagem inicial
- Estudo da unidade 7: A arte: formas e função
- Estudo da unidade 8: Linguagem figurada
28/10 - 4 horas
Oficina 4 TP2
- Mensagem inicial
- Leitura e comentários do texto de referência
- Relato de experiência Avançando na Prática
- Interpretação de texto (charge de Quino)
- Produção de texto
- Avaliando a oficina
04/11 - 4 horas
Estudo Coletivo TP6
- Mensagem inicial
- Estudo da Unidade 21: Argumentação e linguagem
- Estudo da unidade 22: Produção textual: planejamento e escrita
05/11- 4 horas
Oficina Livre
- Apresentação dos resultados dos projetos dos professores-cursistas
Resultados alcançados
Pontos positivos e negativos
Dificuldades enfrentadas
11/11 - 4 horas
Oficina11 TP6
- Mensagem inicial
- Leitura e comentários do texto de referência: Argumentação
- Relato de experiência Avançando na Prática
- Desenvolvendo crônica: Espírito Carnavalesco de Moacyr Scliar
- Planejamento da crônica em sala de aula
- Avaliação da oficina
18/11 - 4 horas
Estudo coletivo TP6
- Mensagem inicial
- Estudo da unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição
- Estudo da unidade 24: Literatura para adolescentes
25/11 - 4 horas
Oficina 12 TP6
- Mensagem inicial
- Leitura e comentários do texto de referência
- Relato de experiência Avançando na Prática
- Sugestões de atividades de leitura literária para adolescentes
02/12 - 4 horas
Avaliação Final do Gestar II
- Consolidação da avaliação de saída
Avaliação do desempenho de cada turma pelos cursistas
Análise crítica e reflexiva dos resultados alcançados nas avaliações de entrada e saída
09/12 - 4 horas
Avaliação Final do Gestar II
- Autoavaliação dos cursistas destacando a experiência vivenciada no curso.
- Entrega de certificado
- Confraternização
Oficinas das TP’s ------------ 24 horas
Oficinas Livres ------------- 12 horas
Oficinas de avaliação -------- 08 horas
Estudo Coletivo ------------- 24 horas
Elaboração de Projeto --------12 horas
Nos estudos coletivos que não coloquei nada além dos estudos das unidades da TP porque estou pesquisando. Nos relatórios farei comentários.
Alzeni
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns pela organização!
ResponderExcluirUm abraço.