terça-feira, 13 de outubro de 2009

Visita à Escola Municipal Antônio Fonseca Leal









A semana começou muito bem. Antes das sete horas já estava na Escola Municipal Antônio Fonseca Leal para acompanhar de perto o trabalho da professora Arlete Lopes da Fonseca junto a turma do 7º ano 10.

Os alunos e professora foram muito carinhosos e me senti muito bem ali.
A cursista inicialmente ficou desapontada porque alguns alunos não levaram o material combinado. Ela vem desenvolvendo o Projeto "Brincando de ser poeta". Uma vez por semana apresenta para turma um poema e a biografia de um autor e em seguida os alunos produzem um poema de acordo com a temática apresentada. Estes foram os poemas e poetas já estudados: Convite de José Paulo Paes, Classificados Poéticos de Roseana Murray, Companheiro Fiel de Ferreira Gullar, Tudos de Arnaldo Antunes, As Borboletas de Vinícius de Morais e Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles.
Fiquei encantada com a leitura dos poemas. Durante as leituras sugeri que falassem o nome completo. Eles devem se apropriar de sua obra. São os poetas do futuro! Pedi que a turma dissesse quais os poemas que mais gostou e os escolhidos pedi uma cópia para guardar de lembrança e postar algum.
Perguntei aos alunos se gostavam das aulas do Gestar, a que mais gostaram e os motivose eles anotaram em folha separada. Abaixo alguns comentários:
"Gosto muito das aulas do Gestar. A gente aprende coisas novas a cada aula. A última foi sobre os ditados populares. Lemos para os colegas e eu aprendi uns que não conhecia." Amanda Silva
"As aulas são divertidas, nos ajudam a melhorar o jerto de pensar, produzir textos e os poemas nos ajudam a perder a timidez. " Kamila Jaqueline Gonçalves
"A atividade que mais gostei foi fazer a biografia da diretora da escola. Uma outra superbacana foi a dos ditos populares que a gente tinha que perguntar à mãe, os pais, os avós... Foi superlegal." Geovane Souza
Às segundas-feiras os alunos visitam a biblioteca e fazem a locação de um livro. Alguns fizeram o reconto para a turma. A maioria que se apresentou havia lido obras de Ziraldo. A professora comentou que leu uma reportagem falando sobre a publicação de clássicos em quadrinhos. Uma aluna disse que não estava compreendendo o livro que estava lendo e Arlete orientou alunos para lerem a sinopse ou darem uma folheada antes de levar o livro para casa.
Tive dificuldade para escolher um dos poemas para colocar no blog e meu aluno Marcos Aurélio também do 7º ano ajudou na escolha. Confira a seguir.

Pássaros

Amarelos
bonitinhos
eles podem ser
bem pequenininhos.

Azuis
fazem o dia
ter mais alegria
e mais luz.

Verdes
um periquito
pode ser um deles.

Você já parou pra pensar
na natureza que estamos
deixando acabar?

Pássaros nos transmitem
amor, alegria e paz.
Observe o canto dos sabiás.
Trinca ferro, periquito, arara,
tucano, sabiá, tuiuiu,
pássaro preto, azulão.
Todos eles tem uma canção
E quando cantam alegram
nosso coração.

Aluna Christiane Aparecida Fonseca Felinto
O poema acima foi produzido após a leitura do poema As borboletas de Vinícius de Morais.Parabéns alunos e professora Arlete. Continuem a brilhar!
Professora Alzeni Pinheiro de Sousa















3 comentários:

  1. Que momento rico e encantador, Alzeni!!

    Parabéns a você por se permitir esse encontro; à professora por favorecer momentos de estudo, aprendizado e prazer; aos alunos por se deixarem conduzir e aceitarem as propostas que lhe são apresentadas!!!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Rsrs!
    fkei com muitaaaa vergonhaa mais vlw a penaa!
    Adoroo muitoo essa escola e vc tbm!
    :D
    Bjinhoos

    ResponderExcluir
  3. O seu trabalho é muito bonito.
    É a "força da ternura" que vejo concretizada aqui!...
    Parabéns! Beijos, amiga! Vc ensina -me muitas lições...

    ResponderExcluir