terça-feira, 6 de outubro de 2009

Oficina 2 TP1

“ Ignorar o inesperado (ainda que fosse possível) seria viver sem oportunidade e sem os ricos momentos dos quais a vida é feita.” Stephen Cohen

A 2ª oficina referente aos conceitos trabalhados nas unidades 03 e 04 da TP1 foi desenvolvida no dia 23 de setembro de 2009.

A discussão do texto de referência "História de um conceito" de Graça et all Paulino deixou claro que escrever e ler são ações diferentes, mas complementares.
Das atividades propostas na sessão Avançando na Prática duas foram desenvolvidas: página 102 e 136.

Para desenvolver a atividade das páginas 102 os professores digitaram a atividade 4 da página 101. Uma professora disse também ter trabalhado a atividade 3. O estudo do texto com perguntas em torno de sua oralidade foi estimulante.
A professora Laura comentou que alguns alunos trouxeram à tona fato ocorrido com aluno da escola que trabalha. Um aluno faleceu no dia 7 de setembro após um acidente na BR 040. Alguns comentários a entristeceram, por exemplo, “Eu acho que pro meu pai não faria diferença se fosse comigo.” Outros ficaram preocupados se o garoto citado no texto estava bem, queriam saber por que as pessoas precisam doar sangue. A professora esclareceu as dúvidas.
Estive presente na conclusão desta atividade na turma do 7º ano do professor Gleyson. Os alunos leram os textos produzidos após a apreciação do professor para a turma e após os aplausos foram feitos comentários. Algumas dicas foram dadas pela turma e professor para reescrita. A corrupção no trânsito foi abordada, os alunos comentaram que muitas pessoas não pagam por suas atitudes porque têm dinheiro.
A maior dificuldade encontrada nesta atividade segundo uma cursista foi a produção do aviso e ela lembrou ao grupo que era importante pensar na intenção, por exemplo, se o destinatário fosse a escola quem seria o leitor . Cada aluno do grupo produziu um aviso e depois selecionaram o mais apropriado para apresentar para a turma.
Esta atividade foi desenvolvida em turmas do 6º, 7º e 8º ano.
A página 136 que tem como foco a observação da fala dos “mais velhos” teve ótimos trabalhos. O professor e a turma fizeram vários questionamentos a respeito dos “ditados”. Uma professora disse que vai trabalhar a atividade novamente porque percebeu que nos últimos horários os alunos estavam muito agitados.
A atividade foi desenvolvida em turmas do 6º e 7º ano e os cursistas gostaram do resultado.

Os cursistas planejaram atividades de leitura e produção do texto “A língua”. Leitura: silenciosa, em voz alta, dramatizada, características da maioria das fábulas, o tipo de narrador, uso do dicionário, valores. Produção de texto: poema, paródia, história em quadrinhos, outra fábula, criação de moral.
Apesar das dificuldades os cursistas têm buscado desenvolver as atividades da melhor forma possível.


Alzeni Pinheiro de Sousa - Formadora e cursista

Um comentário:

  1. Que bom, Alzeni, perceber que as atividades estão sendo aplicadas não só como estão propostas, mas também com o acréscimo do olhar dos cursistas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir