quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Festa do meu aniversário






1. Minha filha Karine e sobrinhas: Maene e Brenda e eu
2. Coordenadora Margarete, cursistas: Gleyson, Dulce, July, eu e Arlete.
3. July, Tanimeri, Dulce, Arlete, Alzeni e Gleyson.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Surpresas Maravilhosas

Nunca tive surpresas tão boas quanto tive no dia 15 de outubro: Dia do Professor e dia do meu aniversário. Pela manhã na escola homenagens, bolo, maçãs, recadinhos, batom, garrafinha e bombons. Obrigada pelo carinho alunos do 7º ano 06 e 8º anos 09, 10 e 14 da Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves.
À noite a maior surpresa de todas. Meus queridos cursistas preparam delicioso churrasco e bolo.
Laura e Cida senti falta de vocês. Não vão receber certificado. Brincadeirinha!!!
Demos boas gargalhadas. O cursista Gleyson disse que fez um curso de gastronomia digital à distância e tomou conta da churrasqueira, mas inicialmente precisou da ajuda da Tani, irmã da cursista Dulce, para acendê-la. Vai ser preciso fazer um curso presencial agora.
Dulce fez uma deliciosa farofa e Jully o bolo. Todo mundo trabalhou: Arlete, a coordenadora Margarete, minhã irmã, meu cunhado, minha afilhada... Eu fiquei fazendo sala.
A chuva caía lá fora. Dentro do meu coração a certeza de quem muita gente gosta de mim e se lembrou da data. Aos familiares dos cursistas presentes a minha gratidão. Obrigada pessoal! Valeu!
Fica combinado nova confraternização no fim do mês para comemorarmos os aniversários da Arlete e da Jully. Enquanto isso vamos avançar e finalizar os projetos.
A postagem das fotos será feita depois. Foram várias as tentativas, mas não deu certo.
Alzeni Pinheiro de Sousa



terça-feira, 13 de outubro de 2009

Visita à Escola Municipal Antônio Fonseca Leal









A semana começou muito bem. Antes das sete horas já estava na Escola Municipal Antônio Fonseca Leal para acompanhar de perto o trabalho da professora Arlete Lopes da Fonseca junto a turma do 7º ano 10.

Os alunos e professora foram muito carinhosos e me senti muito bem ali.
A cursista inicialmente ficou desapontada porque alguns alunos não levaram o material combinado. Ela vem desenvolvendo o Projeto "Brincando de ser poeta". Uma vez por semana apresenta para turma um poema e a biografia de um autor e em seguida os alunos produzem um poema de acordo com a temática apresentada. Estes foram os poemas e poetas já estudados: Convite de José Paulo Paes, Classificados Poéticos de Roseana Murray, Companheiro Fiel de Ferreira Gullar, Tudos de Arnaldo Antunes, As Borboletas de Vinícius de Morais e Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles.
Fiquei encantada com a leitura dos poemas. Durante as leituras sugeri que falassem o nome completo. Eles devem se apropriar de sua obra. São os poetas do futuro! Pedi que a turma dissesse quais os poemas que mais gostou e os escolhidos pedi uma cópia para guardar de lembrança e postar algum.
Perguntei aos alunos se gostavam das aulas do Gestar, a que mais gostaram e os motivose eles anotaram em folha separada. Abaixo alguns comentários:
"Gosto muito das aulas do Gestar. A gente aprende coisas novas a cada aula. A última foi sobre os ditados populares. Lemos para os colegas e eu aprendi uns que não conhecia." Amanda Silva
"As aulas são divertidas, nos ajudam a melhorar o jerto de pensar, produzir textos e os poemas nos ajudam a perder a timidez. " Kamila Jaqueline Gonçalves
"A atividade que mais gostei foi fazer a biografia da diretora da escola. Uma outra superbacana foi a dos ditos populares que a gente tinha que perguntar à mãe, os pais, os avós... Foi superlegal." Geovane Souza
Às segundas-feiras os alunos visitam a biblioteca e fazem a locação de um livro. Alguns fizeram o reconto para a turma. A maioria que se apresentou havia lido obras de Ziraldo. A professora comentou que leu uma reportagem falando sobre a publicação de clássicos em quadrinhos. Uma aluna disse que não estava compreendendo o livro que estava lendo e Arlete orientou alunos para lerem a sinopse ou darem uma folheada antes de levar o livro para casa.
Tive dificuldade para escolher um dos poemas para colocar no blog e meu aluno Marcos Aurélio também do 7º ano ajudou na escolha. Confira a seguir.

Pássaros

Amarelos
bonitinhos
eles podem ser
bem pequenininhos.

Azuis
fazem o dia
ter mais alegria
e mais luz.

Verdes
um periquito
pode ser um deles.

Você já parou pra pensar
na natureza que estamos
deixando acabar?

Pássaros nos transmitem
amor, alegria e paz.
Observe o canto dos sabiás.
Trinca ferro, periquito, arara,
tucano, sabiá, tuiuiu,
pássaro preto, azulão.
Todos eles tem uma canção
E quando cantam alegram
nosso coração.

Aluna Christiane Aparecida Fonseca Felinto
O poema acima foi produzido após a leitura do poema As borboletas de Vinícius de Morais.Parabéns alunos e professora Arlete. Continuem a brilhar!
Professora Alzeni Pinheiro de Sousa















Meu pé de laranja lima

Meus alunos do 7º ano ouviram hoje pela manhã os dois primeiros capítulos da primeira parte do livro Meu pé de laranja lima de José Mauro de Vasconcelos. Esta é obra que alunos trimarienses e felixlandenses deverão conhecer para a realização de gincana no dia 29 de outubro em Felixlândia - MG. Após a leitura de cada capítulo faremos comentários e um breve relato no caderno.
Assim como eu, tenho certeza que vão se encantar com a história comovente do menino Zezé. Um garoto pobre, inteligente, sensível, carente e "descobridor das coisas".

Recomece

Mensagem inicial lida no dia 12 de agosto

Recomece

Quando parecia que nada iria acontecer, uma novidade aparece. E o mundo se transforma.
Este é o momento propício para você aprender que sempre é possível ir além do que pensaria poder.
Saber recomeçar na vida é tão importante como saber viver.
Não desanime! Se você transportar um punhado de terra todos os dias, logo terás uma montanha.
Não desanime se errou, erga-se e recomece talvez chegue ao fim da luta cheio de cicatrizes, mas estas se transformarão em luzes.
Seja corajoso. Reaja com firmeza porque o auxílio lhe chegará na hora oportuna.
Você nunca será um velho enquanto tiver um ideal.
A rotina cansa e corrói a alma, desalenta e carcome o entusiasmo. Renove cada manhã seu armazenamento de alegria de viver.
Preste atenção ao que está fazendo; o ontem já lhe fugiu das mãos, o amanhã não chegou.
Você já parou para pensar quanto tempo a gente perde por não ter tempo de pensar?
Não perca tempo em olhar para trás para ver o que já fez.
Olhe para frente e caminhe confiante e alegre e veja que tem muito por fazer.

(Autor desconhecido)


Língua Portuguesa e Esporte


Se não fosse professora de Língua Portuguesa seria de Educação Física. Sempre acompanho a escola em eventos esportivos e torço por cada aluno.

Na primeira semana de outubro aconteceu em Montes Claros - MG a etapa estadual do Jogos Escolares de Minas Gerais. A única representante do município e da Secretaria Regional de Ensino de Curvelo foi a aluna Amanda Moreira que viajou acompanhada do professor de Educação Física, Waldney Magela da Silva, e da funcionária Lúcia.

Amanda Moreira é aluna do 9º ano da escola em que trabalho, Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves. Iniciou seus estudos nesta escola, aprendeu jogar xadrez e nos deixou ainda mais felizes voltando para Três Marias com medalha e troféu de terceiro lugar. É nossa campeã.

A enxadrista acompanhada por seu professor de Educação Fisica visitou todas as turmas da escola e disse como se sentia feliz e como o esforço e dedicação fazem a diferença.



terça-feira, 6 de outubro de 2009

Oficina Livre

"O entusiasmo é a maior força da alma. Conserve-o e nunca faltará poder para obter o que desejar."


No dia 24 de setembro após a reflexão de como trabalhar o cinema na sala de aula aconteceu a exibição do filme "Narradores de Javé".

Os cursista discutiram as questões abaixo:
- O que significa fazer “o papel de escriba”?
- Qual o papel do escriba naquela comunidade?
- Qual a relação entre oralidade e escrita?
- Como você percebe a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme?
- Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
- Qual a importância de narrar nossas histórias?
- Que imagem ficará na memória?
- Como trabalharia o filme na sala de aula?

Os cursistas deram boas risadas e durante a análise houve muitos depoimentos enriquecedores.

"Se eu não entendo eu não escrevo. Isso acontecia comigo nas aulas de Filosofia. A imagem do filme pra mim é o personagem Beá com suas caras e bocas para dar respostas. A intertextualidade que pode ser feita me chamou a atenção, numa cena me lembrei de Dom Quixote." Profesora Laura

"O modo como cada um quer ser herói, a forma de Beá conquistar as coisas e suas rimas e o conhecimento de mundo de Zaqueu me surpreenderam." Professor Gleyson

"A imagem que ficará na memória é o sino, a desenvoltura de Beá, a luta durante todo o filme e a tristeza." Professora Arlete

Os cursistas destacaram que há vários temas possíveis de serem trabalhados em sala de aula como o regionalismo, a seca, a humildade do povo, a alegria de viver apesar de tudo, a valorização do lugar onde vive, fazer a intertextualidade com o filme O auto da Compadecida. Pensam que este filme será uma boa oportunidade para alunos refletirem, principalmente os adolescentes.

Encerramos esta oficina recheada de pipoca e risos com a leitura e comentários das frases abaixo:
“O contar uma história preserva o narrador do esquecimento; a estória constrói a identidade do narrador e o legado que ela ou ele deixa para o futuro.”
Alessandro Portelli

“(...) a arte de narrar é uma relação alma, olho e mão: assim transforma o narrador sua matéria, a vida humana.”Ecléa Bosi


Professora Alzeni Pinheiro de Sousa

Oficina 2 TP1

“ Ignorar o inesperado (ainda que fosse possível) seria viver sem oportunidade e sem os ricos momentos dos quais a vida é feita.” Stephen Cohen

A 2ª oficina referente aos conceitos trabalhados nas unidades 03 e 04 da TP1 foi desenvolvida no dia 23 de setembro de 2009.

A discussão do texto de referência "História de um conceito" de Graça et all Paulino deixou claro que escrever e ler são ações diferentes, mas complementares.
Das atividades propostas na sessão Avançando na Prática duas foram desenvolvidas: página 102 e 136.

Para desenvolver a atividade das páginas 102 os professores digitaram a atividade 4 da página 101. Uma professora disse também ter trabalhado a atividade 3. O estudo do texto com perguntas em torno de sua oralidade foi estimulante.
A professora Laura comentou que alguns alunos trouxeram à tona fato ocorrido com aluno da escola que trabalha. Um aluno faleceu no dia 7 de setembro após um acidente na BR 040. Alguns comentários a entristeceram, por exemplo, “Eu acho que pro meu pai não faria diferença se fosse comigo.” Outros ficaram preocupados se o garoto citado no texto estava bem, queriam saber por que as pessoas precisam doar sangue. A professora esclareceu as dúvidas.
Estive presente na conclusão desta atividade na turma do 7º ano do professor Gleyson. Os alunos leram os textos produzidos após a apreciação do professor para a turma e após os aplausos foram feitos comentários. Algumas dicas foram dadas pela turma e professor para reescrita. A corrupção no trânsito foi abordada, os alunos comentaram que muitas pessoas não pagam por suas atitudes porque têm dinheiro.
A maior dificuldade encontrada nesta atividade segundo uma cursista foi a produção do aviso e ela lembrou ao grupo que era importante pensar na intenção, por exemplo, se o destinatário fosse a escola quem seria o leitor . Cada aluno do grupo produziu um aviso e depois selecionaram o mais apropriado para apresentar para a turma.
Esta atividade foi desenvolvida em turmas do 6º, 7º e 8º ano.
A página 136 que tem como foco a observação da fala dos “mais velhos” teve ótimos trabalhos. O professor e a turma fizeram vários questionamentos a respeito dos “ditados”. Uma professora disse que vai trabalhar a atividade novamente porque percebeu que nos últimos horários os alunos estavam muito agitados.
A atividade foi desenvolvida em turmas do 6º e 7º ano e os cursistas gostaram do resultado.

Os cursistas planejaram atividades de leitura e produção do texto “A língua”. Leitura: silenciosa, em voz alta, dramatizada, características da maioria das fábulas, o tipo de narrador, uso do dicionário, valores. Produção de texto: poema, paródia, história em quadrinhos, outra fábula, criação de moral.
Apesar das dificuldades os cursistas têm buscado desenvolver as atividades da melhor forma possível.


Alzeni Pinheiro de Sousa - Formadora e cursista