“A mudança é um ato de fé. Nasce da luta entre o velho e o novo.”
A última oficina proposta pelas TPs aconteceu no dia 25 de novembro de 2009. Para iniciar fizemos como de costume oração e em seguida a leitura do texto “Hora de aperfeiçoar” de Beatriz Santomauro que ressalta que textos de qualidade precisam passar por diferentes revisões, também que pontuação e coerência estão entre os pontos a serem abordados durante a produção. Quem desejar conferir na íntegra a matéria é só ler a Revista Nova Escola Ano XXIV – nº 226 Out/2009.
Em seguida fizemos a leitura do texto de referência “Auxiliando os estudantes a editar” que veio somar ao debate da primeira leitura.
Das atividades da Sessão Avançando na Prática duas foram desenvolvidas.
A sugestão da página 141 foi desenvolvida a partir da leitura do texto com entrevistas sobre o uso de gírias no cotidiano. Após os comentários em duplas os alunos responderam a questões escritas no quadro, numa delas tinham que criar um diálogo com várias gírias. Depois da troca de textos as duplas fizeram as revisões e apresentaram para a turma. A atividade segundo os cursistas foi prazerosa e escolhida pela proximidade dos adolescentes com o tema.
O Avançando na Prática da página 190 que propunha a discussão com os alunos sobre preferências de lazer e sobre assuntos que os mobilizem na televisão, no rádio, nos jornais, na comunidade também foi desenvolvido. Os alunos e professor leram em voz alta crônicas do livro de Laé de Souza: Espiando o mundo pela fechadura.
O cursista Gleyson desenvolveu a atividade da oficina 11 texto “Espírito Carnavalesco” com alunos do Projeto Acelerar para Vencer. Em grupo produziram a continuação, os colegas de outro grupo apreciaram e depois fizeram a leitura para a turma. O professor gostou muito do resultado.
Os relatos das propostas apresentadas no Avançando na Prática foram acrescentados a cada portfólio para serem apreciados por mim.
Com colegas de turmas da mesma série definiram sugestões de livros. A atividade demorou um pouco, pois cada cursista queria expor as obras que levou para a oficina e a melhor forma de motivar os alunos para a sua leitura. Ficou claro que é importante o professor conhecer variadas obras e fazer diferentes apresentações para estimular a leitura.
Após uma avaliação oral e conjunta sobre a experiência vivida no GESTAR II os cursista fizeram um depoimento escrito. A seguir alguns deles.
“A minha experiência vivida no GESTAR II foi muito boa. O grupo estava sempre disposto a desenvolver as atividades propostas, cada um teve a liberdade para falar dos seus medos, anseios, frustrações e alegrias em relação ao magistério.
O material do GESTAR II é muito bom, com várias atividades interessantes. Algumas eu já desenvolvia em sala, outras não.
A nossa formadora mostrou-se muito dedicada e comprometida com o trabalho.
Apesar da correria e às vezes cansaço, sentirei saudades dos nossos encontros.
Até o próximo.
Abraços.”
Arlete Lopes – Escola Municipal Antônio Fonseca Leal
“O GESTAR II foi um curso muito proveitoso. Apesar de muitos assuntos já serem trabalhados em sala de aula, no entanto nos mostrou novos caminhos, novas possibilidades de incentivar os educandos para a aprendizagem.
Como sempre estou aberta às novas iniciativas para melhorar o aprendizado dos educandos, o GESTAR trouxe um material bem diversificado e com uma linguagem fácil e atividades bem interessantes.
Gostei muito de ter participado deste curso. Auxiliou-me muito no transcorrer das atividades em sala.”
Laura Beatriz Neves – Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves
“O GESTAR II nos ofereceu um material interessante que nos ajudará a trabalhar situações de leitura, escrita e produção de texto.
Com este material e utilizando as propostas dos cadernos os alunos usaram a criatividade, realizaram os trabalhos em grupos ou individualmente e apresentaram para os colegas.
A experiência vivida foi bastante proveitosa. A formadora Alzeni, sempre muito carismática e entusiasmada com a educação, trazia novidades para nossa oficinas, para complementar algum tema e nos auxiliar em nossa prática diária na sala de aula. Aliado a isto foram momentos de troca de experiências enriquecedoras.”
Dulcineia Silva de Oliveira – Escola Municipal Vereador Carlindo Nascimento Gaia.
Com o término das atividades fica a certeza de que nos tornamos melhores profissionais após a participação neste programa. Muitos são os obstáculos, mas unidos somos mais e uma educação de qualidade depende de cada um de nós que ainda acredita na educação.
Faço das palavras da Cursista Cida as minhas também “Que venha o GESTAR III!”
Agradeço a todos que torceram por mim. Espero não tê-los decepcionado. Muito ganhei: novos saberes e novas amizades. Valeu a pena!
Formadora Alzeni Pinheiro de Sousa
A última oficina proposta pelas TPs aconteceu no dia 25 de novembro de 2009. Para iniciar fizemos como de costume oração e em seguida a leitura do texto “Hora de aperfeiçoar” de Beatriz Santomauro que ressalta que textos de qualidade precisam passar por diferentes revisões, também que pontuação e coerência estão entre os pontos a serem abordados durante a produção. Quem desejar conferir na íntegra a matéria é só ler a Revista Nova Escola Ano XXIV – nº 226 Out/2009.
Em seguida fizemos a leitura do texto de referência “Auxiliando os estudantes a editar” que veio somar ao debate da primeira leitura.
Das atividades da Sessão Avançando na Prática duas foram desenvolvidas.
A sugestão da página 141 foi desenvolvida a partir da leitura do texto com entrevistas sobre o uso de gírias no cotidiano. Após os comentários em duplas os alunos responderam a questões escritas no quadro, numa delas tinham que criar um diálogo com várias gírias. Depois da troca de textos as duplas fizeram as revisões e apresentaram para a turma. A atividade segundo os cursistas foi prazerosa e escolhida pela proximidade dos adolescentes com o tema.
O Avançando na Prática da página 190 que propunha a discussão com os alunos sobre preferências de lazer e sobre assuntos que os mobilizem na televisão, no rádio, nos jornais, na comunidade também foi desenvolvido. Os alunos e professor leram em voz alta crônicas do livro de Laé de Souza: Espiando o mundo pela fechadura.
O cursista Gleyson desenvolveu a atividade da oficina 11 texto “Espírito Carnavalesco” com alunos do Projeto Acelerar para Vencer. Em grupo produziram a continuação, os colegas de outro grupo apreciaram e depois fizeram a leitura para a turma. O professor gostou muito do resultado.
Os relatos das propostas apresentadas no Avançando na Prática foram acrescentados a cada portfólio para serem apreciados por mim.
Com colegas de turmas da mesma série definiram sugestões de livros. A atividade demorou um pouco, pois cada cursista queria expor as obras que levou para a oficina e a melhor forma de motivar os alunos para a sua leitura. Ficou claro que é importante o professor conhecer variadas obras e fazer diferentes apresentações para estimular a leitura.
Após uma avaliação oral e conjunta sobre a experiência vivida no GESTAR II os cursista fizeram um depoimento escrito. A seguir alguns deles.
“A minha experiência vivida no GESTAR II foi muito boa. O grupo estava sempre disposto a desenvolver as atividades propostas, cada um teve a liberdade para falar dos seus medos, anseios, frustrações e alegrias em relação ao magistério.
O material do GESTAR II é muito bom, com várias atividades interessantes. Algumas eu já desenvolvia em sala, outras não.
A nossa formadora mostrou-se muito dedicada e comprometida com o trabalho.
Apesar da correria e às vezes cansaço, sentirei saudades dos nossos encontros.
Até o próximo.
Abraços.”
Arlete Lopes – Escola Municipal Antônio Fonseca Leal
“O GESTAR II foi um curso muito proveitoso. Apesar de muitos assuntos já serem trabalhados em sala de aula, no entanto nos mostrou novos caminhos, novas possibilidades de incentivar os educandos para a aprendizagem.
Como sempre estou aberta às novas iniciativas para melhorar o aprendizado dos educandos, o GESTAR trouxe um material bem diversificado e com uma linguagem fácil e atividades bem interessantes.
Gostei muito de ter participado deste curso. Auxiliou-me muito no transcorrer das atividades em sala.”
Laura Beatriz Neves – Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves
“O GESTAR II nos ofereceu um material interessante que nos ajudará a trabalhar situações de leitura, escrita e produção de texto.
Com este material e utilizando as propostas dos cadernos os alunos usaram a criatividade, realizaram os trabalhos em grupos ou individualmente e apresentaram para os colegas.
A experiência vivida foi bastante proveitosa. A formadora Alzeni, sempre muito carismática e entusiasmada com a educação, trazia novidades para nossa oficinas, para complementar algum tema e nos auxiliar em nossa prática diária na sala de aula. Aliado a isto foram momentos de troca de experiências enriquecedoras.”
Dulcineia Silva de Oliveira – Escola Municipal Vereador Carlindo Nascimento Gaia.
Com o término das atividades fica a certeza de que nos tornamos melhores profissionais após a participação neste programa. Muitos são os obstáculos, mas unidos somos mais e uma educação de qualidade depende de cada um de nós que ainda acredita na educação.
Faço das palavras da Cursista Cida as minhas também “Que venha o GESTAR III!”
Agradeço a todos que torceram por mim. Espero não tê-los decepcionado. Muito ganhei: novos saberes e novas amizades. Valeu a pena!
Formadora Alzeni Pinheiro de Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário