quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mais uma oficina


A 5ª oficina referente aos conceitos trabalhados nas unidades 16 e 17 da TP5 foi desenvolvida no dia 24 de junho de 2009.

O texto de referência "O vocabulário português" apesar dos cursistas considerarem alguns vocábulos de difícil compreensão responderam as questões com desenvoltura.

Como na oficina anterior três atividades propostas na sessão Avançando na Prática foram desenvolvidas: página 50, 93 e 105.

Para desenvolver a atividade das páginas 50 e 51 o professor selecionou uma tirinha do personagem Snoopy. Solicitou aos alunos que produzissem uma narrativa após a alaboração do esquema prévio para a estrutura do texto e desta forma o objetivo foi alcançado.

As tirinhas de Hackles, Menino Maluquinho e Turma da Mônica ajudaram a desenvolver a atividade da proposta na página 105 nas turmas do 6º ano. Em turmas do 7º e 8º ano os cursistas optaram por um texto narrativo com início e fim em que os alunos construíram o desenvolvimento. Alguns cursistas ficaram surpresos com a segurança dos alunos ao realizarem a atividade.

A página 91 que tem como foco a análise de texto publicitário mesclando linguagem verbal e não verbal teve ótimos trabalhos. O professor e a turma fizeram vários questionamentos relacionados ao meio ambiente.

Os cursistas manifestaram dificuldade ao escolherem atividade para desenvolver em sala de aula. Consideraram a TP5 a mais complexa até agora e tiveram que se preparar ainda mais buscando outras fontes paea esclarecerem sobre estilística e coerência textual. Durante plantão estudaremos outros textos sobre o assunto.

A análise do texto publicitário feita pelos cursistas foi minuciosa e apesar das dificuldades encontradas na TP5 todos tem certeza que muito se aprendeu e se aprenderá pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário