quarta-feira, 22 de julho de 2009

4ª OFICINA

A quarta oficina que contempla as unidades 15 e 16 do Caderno de Teoria e Prática 4 foi realizada no dia 17 de junho de 2009.
"Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais interessante se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela." Marisa Lajolo
O texto de referência "Por que meu aluno não lê?" propiciou uma boa reflexão. Ficou claro que os professores precisam trabalhar a leitura de forma estimulante e que leitura e escrita são responsáveis por grandes mudanças sociais.
Os cursistas realizaram três das atividades propostas no Avançando na Prática: da página 124 ( Texto de Ruth Rocha: Admirável Mundo Louco), da página 133 ( Sequência do Diário "Camping") e da página 194 (Cartão Postal).
A maioria dos cursistas desenvolveram a sequência do diário Camping. Relataram que todos os alunos gostaram da atividade e há alunos que estão escrevendo um dia´rio também. Alguns alunos tiveram dificuldadena sequência das datas, acrescentaram fatos distantes do camping e os garotos ficaram receosos com algumas palavras usadas no texto, por exemplo , querido. Para sanar estes problemas o professor conversou com a turma incentivando-os a realizarem a atividade. Após a apreciação do professor e leitura do texto por alguns colegas os textos foram lidos em voz alta. Textos divertidos e próximos ao original foram produzidos. Alunos do 6º,7º e 8º ano ficaram satisfeitos com a atividade.
O texto de Ruth Rocha "Admirável Mundo Louco" foi trabalhado em sala de aula seguindo passo a passo as orientações. O resultado também foi satisfatório. Os alunos viram a importância de cada parte do texto a começar pelo título. Esta atividade foi desenvolvida em turmas do 7º ano.
O Avançando na Prática que propôs a alaboração de cartões postais teve ótimos resultados. O professor trabalhou o conceito de cartão postal, levou modelos para exposição, fez esboço no quadro. Todos os cartões foram lidos e alguns alunos já postaram nos Correios. O demais cursistas desejaram trabalhar esta atividade posteriormente.
A imagem de anúncio de uma fundação estadunidense na qual os cursistas observaram não ter nenhum professor possibilitou ótimas reflexões e planejamentos.
O objetivo da oficina foi atingido e segundo os cursistas trouxe oportunidade de conhecer um pouco mais sobre letramento e novas metodologias.

"(...) As palavras não nascem amarradas, ela saltam, se beijam, se dissolvem, no céu livre por vezes um desenho, são puras, largas, autênticas, indevassáveis." ( Carlos Drummond de Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário