domingo, 10 de maio de 2009

Primeira oficina




A primeira oficina aconteceu no dia 07 de maio. Muitos acertos e poucas dificuldades. O apoio dos diretores e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o empenho dos cursistas está colaborando muito para o crescimento do grupo.
Das atividades sugeridas nas seções Avançando na Prática os cursistas optaram pela biografia página 25 e pela atividade da página 64 que trabalha com quatro textos de diferentes gêneros.
Os cursistas relataram que ao sugerirem aos alunos que escrevessem sua biografia a maioria necessitou de atendimento individual pois tiveram dificuldades para empregar a terceira pessoa e será preciso outras atividades relacionadas ao tema. Alguns alunos desenvolveram a escrita da biografia diretora da escola e uma professora disse que seus alunos farão a biografia dos professores de todas as disciplinas. Avaliaram a atividade interessante e o resultado foi satisfatório.
Na atividade da página 64 o professor reconheceu que o número de alunos no grupo (8) atrapalhou um pouco. Os alunos tiveram dificuldade para identificar o tema e finalidade do texto. Concluiu-se que é preciso trabalhar ainda mais a diversidade textual em sala de aula para sanar as dificuldades de leitura e interpretação.
Da primeira atividade proposta os cursistas sugeriram a leitura da biografia de Manuel Bandeira e de seu poema Pneumotórax, a transposição de gêneros literários (verso/prosa) e as figuras de linguagem: aliteração e assonância.
Da segunda atividade sugeriram a Dinâmica do Rabisco: os alunos organizados em fila recebem uma folha em branco e assim que o professor colocar para tocar a canção eles começam a desenhar. Quando a música para, passa para o colega sua folha. O professor para a música várias vezes até o aluno receber sua folha de volta. O aluno observa se o desenho está de acordo com o que ouviu. O professor apresenta a letra da canção trabalha a estrutura, o vocabulário, a biografia dos autores e faz uma interpretação oral ou escrita.
Após a avaliação da oficina ficou claro que teremos trabalho pela frente, mas nossos alunos aprenderão muito, nós também.

Um comentário:

  1. O seu curso está muito bom.

    Dê uma olhada no meu blog para ver as orientações sobre as questões a serem investigadas durante as oficinas.

    Um abraço

    Tamar

    ResponderExcluir