quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mais uma oficina



“Que todas as coisas boas se resumam em um desejo: que tudo seja sempre melhor.”

No dia 20 de maio de 2009 mais uma oficina foi realizada pelos cursistas trimarienses. Os professores refletiram sobre os conceitos trabalhados nas unidades 11 e 12 do Caderno de Teoria e Prática 3. O texto de referência “Descrição e dissertação” provocou uma boa discussão e o consideraram de mais fácil entendimento que o texto da primeira oficina.
Das seções Avançando na Prática das unidades 11 e 12 as atividades desenvolvidas foram da página 109 (Jogo da descrição), da página 124 (Foto) e da página 172 (Intertextualidade entre gêneros). Os cursistas selecionam as atividades mais simples ou aquelas que no momento tenham a ver com o conteúdo que estão desenvolvendo. Também desenvolvem algumas das Atividades de Apoio À Aprendizagem. São dedicados e muitos trabalham dois turnos e não há muito tempo para leitura e elaboração de relatórios, mas fazem o que podem da melhor forma possível.
Da atividade Jogo da descrição os professores disseram que seus alunos gostaram muito e ficou claro que há facilidade ao descrever oralmente e muita dificuldade ao descrever por escrito, assim como eles. Alguns tentaram desenvolver a atividade, mas houve muito alvoroço e desistiram. Foi desenvolvida em turmas de 6º, 7º e 8º ano.
Na atividade de transposição de gêneros textuais os professores observaram que os alunos assimilaram bem oralmente os conceitos trabalhados. Tiveram dificuldade ao realizarem a produção textual, preocupação com o número de linhas. A atividade foi desenvolvida com alunos do 7º ano.
Outra atividade da sessão Avançando na Prática desenvolvida foi parágrafo narrativo e descritivo. O professor relembrou o que era descrição e narração. Selecionou algumas imagens e desenvolveu a atividade em dupla. Segundo o cursista a experiência foi agradável e uma das dificuldades encontradas foi a produção do parágrafo narrativo observando a gravura.
A análise do texto “Composição: O salário mínimo” de Jô Soares originou um excelente debate. Compararam o texto em estudo com o texto “Diga não às drogas” de Luís Fernando Veríssimo que é uma crítica ao gosto musical imposto pela mídia e também com o texto de Arnaldo Jabor, que não recordamos o título, que faz uma crítica à inteligência do brasileiro.Feita a avaliação oral da oficina os cursistas foram convidados a responderem questões elaboradas por mim sobre o Caderno de Teoria e Prática 3. Li todas as respostas. Segundo os cursistas o material é excelente e as atividades propostas possibilitam experimentar uma nova metodologia de trabalho. Está valendo a pena.

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