quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto Educar - Educação patrimonial nas Escolas

Hoje no programa RádioxEscola, um programa da Escola Municipal Geralda Márcia em parceria com a 87 FM que está a 9 anos no ar, teve minha participação. Confira parte da entrvista.

Então Professora Alzeni, qual o objetivo do projeto Educar?

O Projeto EDUCAR Educação Patrimonial nas Escolas é um projeto executado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Três Marias, através da Divisão de Cultura. Recebi o convite para fazer parte deste projeto e durante os meses de abril e maio deste ano de 2012 de acordo com cronograma de atividades o projeto será desenvolvido em duas escolas.

Este Projeto atende alguma determinação?

Sim. Este Projeto atenderá as determinações do Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural de Minas Gerais – IEPHA/MG. É importante lembrar que a Educação Patrimonial busca conduzir cidadãos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural e deve ser um processo permanente. Conhecer e preservar seus bens culturais é dever de toda a comunidade, a comunidade é a melhor guardiã de seus bens.

Quais são as escolas e as turmas envolvidas?

O Projeto Educar será desenvolvido em duas escolas municipais:

· Escola Municipal Antônio da Fonseca Leal,

Que está localizada à Rua Várzea da Palma, 77, Centro –

Diretora: Simone dos Santos Silva.

· Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves,

Localizada à Rua Olinto Gonçalves de Melo, 05 Bairro Ipiranga

Diretora: Edna Pinheiro Olegário Silva

As turmas de 4º e 5º ano serão as turmas de cada escola que terão um contato maior com este projeto porque terão palestras, farão pesquisa sobre um bem cultural de nosso município que querem conhecer e em seguida farão a visita a este bem, além de jogos, música, tudo em torno do tema patrimônio Cultural . Mas toda escola estará envolvida, outras áreas do conhecimento como as disciplinas de Ciências, matemática, língua portuguesa participam do Projeto expondo em uma Feira de Cultura os produtos adquiridos.

E esta feira já tem data marcada?

Sim, já tem. Na Escola Municipal Geralda Márcia a feira Cultural será dia 25 de maio numa sexta-feira. O local ainda não está definido. Na Escola MUNICIPAL Antonio Fonseca Leal será na própria escola no dia 26 de maio, num sábado. Fica aí o convite para vocês e todos os ouvintes participarem destas feiras e conferirem o trabalho de alunos e professores a partir do tema patrimônio cultural.

Quais já foram as ações desenvolvidas?


O projeto teve início no dia 3 de abril com uma aula introdutória na Escola Municipal Geralda Márcia e no dia 4 de abril na Escola Municipal Antonio Fonseca Leal onde os alunos tiveram conheceram alguns conceitos relacionados a patrimônio cultural e assistiram a peça teatral”Quem mora na casa mais incrível da rua?”. Esta semana na terça-feira aconteceu nas duas escolas uma palestra com membros do Conselho Municipal de Patrimonio Cultural de nosso município. A quem eu agradeço mais uma vez em nome da Divisão de Cultura o empenho. Foi interessante, houve apresentação teatral com fantoches os alunos aprenderam se divertindo.

Qual será a próxima etapa, a próxima atividade?

Agora que os alunos já tiveram as primeiras noções do que é patrimônio cultural, já souberam através do Conselho Municipal de Patrimonio Cultural por que preservar os bens culturais na semana que vem realizarão uma pesquisa sobre um bem cultural do município que querem conhecer e na semana seguinte já farão a visita a este bem.

Três Marias tem muitos bens?

São mais de 150 bens inventariados dentre veredas, cachoeiras, objetos, festas, igrejas... mas apenas dois são tombados, a Igreja Nossa Senhora das Mercês e o Museu Manuelzão, os dois bens localizados no Distrito de Andrequicé.

Pra finalizar, professora Alzeni. Então quais seriam os benefícios deste projeto na educação destes alunos e para a comunidade trimariense?

-Este projeto vai estimular o interesse pelo patrimônio cultural do Município; também vai estimular a criatividade através de atividades diversificadas e estimular a preservação dos bens culturais;

O aluno terá o conhecimento dos bens culturais do lugar em que mora, vai observar e registrar informações a cerca dos bens culturais visitados e assim vai perceber que é importante cuidar do patrimônio.

Professora Alzeni

Nenhum comentário:

Postar um comentário