sexta-feira, 5 de março de 2010

UM NOVO TRAJETO, UMA NOVA HISTÓRIA

Criada em 2008, a ACC (Associação Cavaleiros da Cultura) representa a realização de um sonho: cavalgar levando cultura e incentivando a leitura pelos quatro cantos do país. A história teve início com um grupo de amigos, que, durante cavalgadas recreativas, procurava um sentido especial para suas jornadas.

O primeiro passo foi dado em julho de 2007, quando 16 cavaleiros participaram da "Cavalgada do Centenário de Oscar Niemeyer", idealizada por seu neto Carlos Oscar Niemeyer. Partindo de Goianá (MG), a homenagem ao maior arquiteto brasileiro consistiu na distribuição de 12 mil livros em 25 bibliotecas e escolas públicas de cidades do interior de Minas e São Paulo. Foram 813 quilômetros percorridos até a cidade de Barretos (SP), em 19 dias de atividades intensas.
Devido ao expressivo sucesso da cavalgada, seus integrantes decidiram levar o projeto adiante. Em setembro de 2008, oficializaram a criação da ACC e elaboraram um estatuto próprio. O objetivo principal do grupo é desenvolver ações de cunho cultural e educacional, em que sejam valorizados os costumes e a cultura brasileira. Dentre as propostas, estão o apoio a pesquisas e estudos com esse caráter, além da prestação de serviços de utilidade pública, aprimoramento profissional e organização de viagens que privilegiem a cavalgada e o tropeirismo.
No período de 2009 a 2010, o grande desafio da ACC é realizar a Cavalgada Cultural Brasília 50 anos é um projeto em homenagem a Capital Federal e ao arquiteto Oscar Niemeyer, padrinho da Associação Cavaleiros da Cultura.
A primeira fase da viagem foi concluída em Julho de 2009, no percurso de 650 km entre Niterói - Belo Horizonte, em que 57 mil livros foram distribuídos em 25 municípios dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, beneficiando 32 mil pessoas. A arrecadação começou seis meses antes, através de contatos com editoras, escritores e doadores particulares.
Para a segunda etapa da viagem a expectativa é que sejam arrecadados 63 mil livros, completando a marca de 100 mil exemplares. Os cavaleiros planejam sair de Belo Horizonte em março de 2010 e chegar a Brasília no dia 21 de abril, data de comemoração de seu cinqüentenário.

Este mês o Grupo refaz o trajeto da obra "Grande Sertão Veredas", doando mais de 60 mil livros. A saída é prevista para dia 20 de março e com muita alegria Três Marias fará parte desta história. A escola que atuo, Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves, já está se preparando para o momento. Alunos e professores estão se informando sobre o assunto e aguardam ansiosos Os Cavaleiros da Cultura. Será um dia inesquecível: 24 de março!

Professora Alzeni Pinheiro de Sousa

Um comentário:

  1. Que maravilha!!! Este grupo está de parabéns,precisamos mesmo de pessoas dispostas a incentivar, de forma tão criativa ,a cultura pelo nosso brasil.O incentivo á leitura é papel não só de educadore ou escritores,mas também de todos que desejam um mundo melhor. Acredito que a leitura é um dos caminhos para este mundo melhor...

    Abraços!
    Gleidiane Miranda ,autora da coleçaõ Heróis por acaso.( Umtiro na madrugada e outros)

    ResponderExcluir