A última oficina do semestre proposto pela TP5 que teve como foco a coesão e as relações lógicas foi desenvolvida no dia 08 de julho de 2009.
Na primeira parte os cursistas leram e refletiram sobre a coesão textual a partir de trecho do livro “A coesão textual” de Ingedore G. V. Koch. Ficou claro o papel da coesão na construção dos sentidos de um texto.
No relato de experiências na segunda parte houve muitos comentários sobre as atividades desenvolvidas das seções Avançando na prática.
Para desenvolver a atividade da página 162 o professor explicou sobre coesão e coerência, colocou as perguntas no quadro para que os alunos escrevessem as respostas. Alguns alunos consideraram a atividade difícil e foi preciso o professor utilizar algumas seqüências e elaborar uma historia. Após a escrita quem desejou leu para a turma, o professor leu individualmente cada texto para ser feita a reflexão. A atividade será realizada outras vezes.
No Avançando na Prática da página 212 os alunos tiveram dificuldades em reconhecer a descrição de Dona Custódia por meio de negativa. Os alunos perceberam que a negativa nem sempre é ruim.
Na parte III os cursistas elaboraram um texto publicitário. A tarefa de produzir um texto fazendo uso de linguagem verbal e não verbal foi considerada difícil mesmo tendo texto como estímulo. Os grupos formados concordaram que tiveram facilidade ao falar e dificuldade ao colocarem as idéias no papel. Alguém se lembrou de programas de televisão criativos como Os Cassetas e Planeta. Apesar das dificuldades bons textos foram produzidos.
Os cursistas gostaram desta oficina e fizeram também uma avaliação da TPS: foi considerada excelente mas os temas abordados ainda precisam de mais leitura para melhor compreensão.
Na primeira parte os cursistas leram e refletiram sobre a coesão textual a partir de trecho do livro “A coesão textual” de Ingedore G. V. Koch. Ficou claro o papel da coesão na construção dos sentidos de um texto.
No relato de experiências na segunda parte houve muitos comentários sobre as atividades desenvolvidas das seções Avançando na prática.
Para desenvolver a atividade da página 162 o professor explicou sobre coesão e coerência, colocou as perguntas no quadro para que os alunos escrevessem as respostas. Alguns alunos consideraram a atividade difícil e foi preciso o professor utilizar algumas seqüências e elaborar uma historia. Após a escrita quem desejou leu para a turma, o professor leu individualmente cada texto para ser feita a reflexão. A atividade será realizada outras vezes.
No Avançando na Prática da página 212 os alunos tiveram dificuldades em reconhecer a descrição de Dona Custódia por meio de negativa. Os alunos perceberam que a negativa nem sempre é ruim.
Na parte III os cursistas elaboraram um texto publicitário. A tarefa de produzir um texto fazendo uso de linguagem verbal e não verbal foi considerada difícil mesmo tendo texto como estímulo. Os grupos formados concordaram que tiveram facilidade ao falar e dificuldade ao colocarem as idéias no papel. Alguém se lembrou de programas de televisão criativos como Os Cassetas e Planeta. Apesar das dificuldades bons textos foram produzidos.
Os cursistas gostaram desta oficina e fizeram também uma avaliação da TPS: foi considerada excelente mas os temas abordados ainda precisam de mais leitura para melhor compreensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário