No dia 27 de maio realizamos a terceira oficina que contempla as unidades 13 e 14 do Caderno de Teoria e Prática 4.
O trabalho com o texto de referência da página 54 foi muito bom e percebeu-se a necessidade de ampliar ainda mais o espaço da leitura e da escrita além das aulas de português. Alguns cursistas desabafaram. Relataram a luta do professor para levarem seus alunos a conhecerem bem sua língua. Nos próximos encontros faremos estudos de outros textos que estabeleçam relação entre letramento, alfabetização e escolarização para maior compreensão.
Das sugestões do Avançando na Prática os cursistas escolheram: o da página 31 que tem como tarefa a coleta de informações sobre o ambiente letrado; o da página 41 que lida com o texto informativo tendo como tema uma festa local; o da página 51 que trata do planejamento de um texto sobre o tema diversidade cultural e o da página 97 que trabalha com o poema Cidadezinha Qualquer, de Carlos Drummond de Andrade.
Os professores relataram que ao trabalharem o tema diversidade cultural: festas houve tumulto porque a princípio os grupos escolhiam uma festa e depois queriam trocar. Quando trabalharam a atividade em outra turma definiram o tema Festa Junina para o convite e foi ótimo. Este Avançando na Prática foi desenvolvido com alunos do 8º ano.
Na sessão que tinha como foco a observação do ambiente letrado, professores e alunos saíram pelas ruas fotografando. A reflexão sobre as construções textuais a partir das imagens foi considerada excelente.
O Avançando na Prática sobre festa local foi um dos mais escolhidos. Há muitas festas ocorrendo na cidade e consegue-se com facilidade material de divulgação. Os cursistas gostaram da atividade e perceberam a dificuldade dos alunos ao escreverem o texto informativo: omitiam opinião. Alguns professores antes de realizarem a atividade levaram para a sala de aula textos informativos para leitura.
Na parte III da oficina os professores tiveram a oportunidade de partilhar o trabalho com o poema Cidadezinha Qualquer. Elaboraram em grupo perguntas sobre o poema para alunos do 6º ao 9º ano. Levei material com outras informações sobre Drummond e os professores que desenvolveram a atividade em sala de aula também tinham mais informações. As perguntas mais elaboradas foram alusivas aos versos “devagar as janelas olham.” e “Eta vida besta, meu Deus.” Alguns consideraram o estudo extenso e um pouco cansativo.
A leitura em voz alta do poema foi ótima.
Para finalizar a oficina fizemos a leitura dramatizada do texto “Critério” de Luiz Fernando Veríssimo e começamos a pensar nas próximas unidades intitulada “Mergulho no texto”.
O trabalho com o texto de referência da página 54 foi muito bom e percebeu-se a necessidade de ampliar ainda mais o espaço da leitura e da escrita além das aulas de português. Alguns cursistas desabafaram. Relataram a luta do professor para levarem seus alunos a conhecerem bem sua língua. Nos próximos encontros faremos estudos de outros textos que estabeleçam relação entre letramento, alfabetização e escolarização para maior compreensão.
Das sugestões do Avançando na Prática os cursistas escolheram: o da página 31 que tem como tarefa a coleta de informações sobre o ambiente letrado; o da página 41 que lida com o texto informativo tendo como tema uma festa local; o da página 51 que trata do planejamento de um texto sobre o tema diversidade cultural e o da página 97 que trabalha com o poema Cidadezinha Qualquer, de Carlos Drummond de Andrade.
Os professores relataram que ao trabalharem o tema diversidade cultural: festas houve tumulto porque a princípio os grupos escolhiam uma festa e depois queriam trocar. Quando trabalharam a atividade em outra turma definiram o tema Festa Junina para o convite e foi ótimo. Este Avançando na Prática foi desenvolvido com alunos do 8º ano.
Na sessão que tinha como foco a observação do ambiente letrado, professores e alunos saíram pelas ruas fotografando. A reflexão sobre as construções textuais a partir das imagens foi considerada excelente.
O Avançando na Prática sobre festa local foi um dos mais escolhidos. Há muitas festas ocorrendo na cidade e consegue-se com facilidade material de divulgação. Os cursistas gostaram da atividade e perceberam a dificuldade dos alunos ao escreverem o texto informativo: omitiam opinião. Alguns professores antes de realizarem a atividade levaram para a sala de aula textos informativos para leitura.
Na parte III da oficina os professores tiveram a oportunidade de partilhar o trabalho com o poema Cidadezinha Qualquer. Elaboraram em grupo perguntas sobre o poema para alunos do 6º ao 9º ano. Levei material com outras informações sobre Drummond e os professores que desenvolveram a atividade em sala de aula também tinham mais informações. As perguntas mais elaboradas foram alusivas aos versos “devagar as janelas olham.” e “Eta vida besta, meu Deus.” Alguns consideraram o estudo extenso e um pouco cansativo.
A leitura em voz alta do poema foi ótima.
Para finalizar a oficina fizemos a leitura dramatizada do texto “Critério” de Luiz Fernando Veríssimo e começamos a pensar nas próximas unidades intitulada “Mergulho no texto”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário